Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência



dez 2018



No dia 3 de dezembro, dia em que se assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, os alunos do nosso Colégio tiveram a oportunidade de ouvir um testemunho do Projeto “Oh Gui”, do rugby do Cascais, da educadora de infância, da técnica de psicomotricidade e também dos colegas de turma de um dos nossos alunos com barreiras à aprendizagem, a falarem sobre como é “Crescer com o Bernardo”.

No âmbito deste dia e no seguimento desta ação os alunos do 1º ao 9º ano visualizaram o filme “Cuerdas”, que fala sobre a inclusão de uma criança com paralisia cerebral em contexto escolar.
Após um momento de reflexão, antes e depois de verem o filme, a ideia geral manifestada pelos alunos foi que existem crianças com deficiência que necessitam de ajuda e é importante promover sua a inclusão social, pois o seu maior drama é a solidão.

De acordo com a Diretora de Turma, Professora Carla Cabral, “foi engraçado ouvir (quase em coro) a turma a dizer: é necessário mais Marias no mundo".
Numa das turmas de 6º ano, na resposta à pergunta "Brincas com aqueles que não conseguem brincar como tu?", os alunos responderam afirmativamente, quer devido a experiências pessoais, quer educativas. Referindo brincadeiras como o contar piadas ou a utilização de mímica para fazer rir. Houve ainda um aluno que referiu que brincava nos colchões com os outros meninos, porque era algo que todos faziam bem.
Todos os alunos apresentaram propostas que fossem ao encontro do desafio lançado, "Pensa como podes mudar as brincadeiras para que todos possam brincar". As ideias mencionadas revelaram a atenção com que os alunos assistiram à curta-metragem, assim como podiam pôr em prática as propostas que consideraram viáveis, como por exemplo levar os outros meninos pela mão ou empurrar-lhe o carrinho, ou como ajudá-los a agarrar numa bola.
A Professora Patrícia Seixas testemunhou que “enquanto assistiam ao desenrolar da história, os alunos descobriram as dificuldades do novo aluno e deixaram-se encantar pela atitude de Maria, uma altruísta e dedicada menina, que surpreendeu com novas, criativas e inclusivas brincadeiras.” De modo a dar seguimento a esta ação, durante o 2º período, os alunos irão visualizar um conjunto de filmes escolhidos de acordo com a sua faixa etária e irão desenvolver projetos que serão apresentados durante a Semana da Cultura (13 a 15 de março).

Contamos com o envolvimento de todas as famílias nesta missão da inclusão que nos aproxima e nos torna a todos melhores e mais ricos.





Voltar

SRA. BOA NOVA

Sede - Centro Comunitário Sra. da Boa Nova
Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal

Tel: + 351 21 467 86 10
Fax: + 351 21 467 86 13
Email: mail@cpestoril.pt

©2012/2017 Centro Paroquial do Estoril | Todos os Direitos Reservados | by ebbo

Siga-nos: