A NOSSA HORTA

A NOSSA HORTA



jan 2019



No ano letivo de 2017/18, a Câmara Municipal de Cascais ofereceu ao Centro Paroquial do Estoril (CPE) a oportunidade de desenvolver/plantar na Horta Comunitária do Novo Bairro do Pinhal, onde o Complexo Sra. Boa Nova se encontra. As Hortas Comunitárias, são atribuídas aos munícipes a título gratuito, em terrenos municipais inseridos em parques ou zonas verdes, e são divididas em talhões de aproximadamente 10 m2, equipadas com abrigos de ferramentas, compostores e pontos de água partilhados.

A horta número 21 tem sido dinamizada pelos utentes e colaboradores do Centro Paroquial do Estoril, desde idosos do Centro de Dia, aos utentes do Rendimento Social de Inserção e aos alunos do Pré-escolar ao 9º ano.
Já foram plantadas várias espécies e colhidos vários alimentos, desde alfaces para a salada do almoço das nossas crianças a couves solidárias e ervas aromáticas que os alunos do Clube da Horta apanharam e entregaram na nossa Mercearia Solidária.

No final do ano letivo 2017/18, os alunos do pré-escolar plantaram abóboras, que colheram no início deste ano letivo (2018/19) e fizeram doce com as mesmas.
A visita de estudo realizada por vários alunos (do 1º ao 3º Ciclo) ao Greenfest , em outubro de 2018, resultou na plantação de várias alfaces disponibilizadas gentilmente pela Vitacress, que se encontrava representada na exposição.

Os alunos do 1º ciclo tiveram a oportunidade de plantar sementes de fava e assim que cresceram, colheram e levaram-nas para suas casas. Assim também conseguimos influenciar no consumo de legumes e leguminosas e educar para uma alimentação saudável.
As últimas couves plantadas, e os Verdes solidários oferecidos gentilmente pela Câmara Municipal de Cascais, ajudaram a enriquecer alguns dos cabazes de Natal entregues as famílias apoiadas pelo CPE.

A importância desta Horta para o Centro Paroquial do Estoril é muito grande. Aos alunos dá a oportunidade de terem contacto com a agricultura biológica e com o crescimento de plantas e de ver de perto o seu crescimento, desde que são plantados até que são colhidos. Aos utentes do Rendimento Social de Inserção deu uma oportunidade de ajudarem na manutenção da Horta, com regularidade. Aos idosos do Centro de Dia, com a sua experiência e sabedoria, tiveram oportunidade de partilhar os seus conhecimentos e darem a conhecer as melhores práticas agrícolas.
É sem dúvida uma mais-valia para todo o Centro Paroquial do Estoril e uma oportunidade de partilharmos um espaço com a comunidade vizinha do Bairro Novo do Pinhal, que dividem connosco sementes, conhecimento e ajuda.

Temos já alguns alunos do Colégio que frequentam o Clube da Horta, um Clube dinamizado pelo Colégio Sra. Boa Nova e que se realiza todas as quartas-feiras das 14h30 às 15h15, com o objetivo de manter, tratar e colher todos os vegetais que vão sendo plantados pelos nossos alunos ao longo do ano. É um momento de aprendizagem didática e diversão ao ar livre.





Voltar

SRA. BOA NOVA

Sede - Centro Comunitário Sra. da Boa Nova
Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal

Tel: + 351 21 467 86 10
Fax: + 351 21 467 86 13
Email: mail@cpestoril.pt

©2012/2017 Centro Paroquial do Estoril | Todos os Direitos Reservados | by ebbo

Siga-nos: