Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental

CENTRO DE APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL (CAFAP)

"A criança tem o direito de viver com os seus pais a menos que tal seja considerado incompatível com o seu interesse superior. A criança tem também o direito de manter contacto com ambos os pais se estiver separada de um ou de ambos". (A convenção sobre os direitos da Criança - Artº 9).



O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental


O Centro de Apoio Familiar e Aconselhamento Parental é um serviço de apoio especializado às famílias com crianças e jovens, vocacionado para a prevenção e reparação de situações de risco psicossocial mediante o desenvolvimento de competências parentais, pessoais e sociais das famílias.



Referenciação das famílias


As famílias e as crianças ou jovens são referenciados para uma intervenção do CAFAP, consoante os casos, pelas comissões de proteção de crianças e jovens ou pelo tribunal, bem como por entidades públicas ou privadas do âmbito da segurança social, saúde, educação e justiça.



Famílias beneficiárias


Beneficiam do apoio prestado pelo CAFAP as famílias em risco psicossocial, em que, por diversos fatores de natureza pessoal, relacional e/ou ambiental, os responsáveis pela criança ou jovem ajam de forma inadequada no que respeita ao exercício das funções parentais, prejudicando ou pondo em perigo o desenvolvimento integral da criança ou jovem. O CAFAP presta ainda apoio às famílias que se encontram em situações de conflito ou rutura familiar, que ponham em causa o bem-estar e o convívio familiar das crianças ou jovens.



Atividades


Para alcançar os objetivos a que se propõe, o CAFAP desenvolve uma intervenção centrada na família como sistema (abordagem sistémica e ecológica), que privilegia a proximidade e o carácter integrado e regular da própria intervenção. A intervenção é realizada em contexto domiciliário, comunitário e institucional, através de projetos ou programas estruturados, de cariz pedagógico e psicossocial, em função da avaliação da estrutura e dinâmica familiar e da situação de risco psicossocial de cada família, contemplando atividades como:

  • Formação parental individual e/ou grupal;
  • Apoio psicopedagógico e social;
  • Mediação familiar;
  • Atividades de Promoção dos direitos das crianças.


Modalidades de Intervenção


A intervenção do CAFAP visa a qualificação familiar mediante a aquisição e o fortalecimento de competências parentais nas seguintes modalidades:

  • Preservação familiar: visa prevenir a separação da criança ou do jovem do seu meio natural de vida;
  • Reunificação familiar: visa promover e acompanhar o regresso da criança ou do jovem ao seu meio familiar, designadamente nos casos de acolhimento em instituição ou em família de acolhimento;
  • Ponto de encontro familiar: visa a manutenção ou o restabelecimento dos vínculos familiares nos casos de interrupção ou perturbação grave da convivência familiar, designadamente em situação de conflito parental e de separação conjugal:
    • Proporciona encontros familiares em condições adequadas de segurança e bem-estar para as crianças ou jovens, das responsabilidades parentais em situações de divórcio ou separação de pessoas;
    • Promove e facilita um clima de consenso e responsabilidade, através de um trabalho psicopedagógico e social, conducente a uma mínima intervenção judicial.


Para mais informações contacte-nos através do e-mail sandrine.nascimento@cpestoril.pt ou pelo telefone: 214678610.



Voltar

SRA. BOA NOVA

Sede - Centro Comunitário Sra. da Boa Nova
Rua Campo Santo, 441
2765-307 Estoril
Portugal

Tel: + 351 21 467 86 10
Fax: + 351 21 467 86 13
Email: mail@cpestoril.pt

©2012/2017 Centro Paroquial do Estoril | Todos os Direitos Reservados | by ebbo

Siga-nos: